segunda-feira, 31 de julho de 2017

Problemas Em Outras Participações das FFAA


Problemas Em Outras Participações das FFAA.

Ouvi jornalistas, profissionais de segurança e outros relatando problemas ocorridos em outras participações das Forças Armadas, em apoio à segurança no Rio de Janeiro, como motivo para discordarem da atual GLO. É até engraçado tudo o que alegam como se estes fatos todos, sem exceção, não fossem do cotidiano da segurança em nossa cidade, e até em todo o país. Seja em mortes de agentes de segurança, seja em mortes de marginais, seja em revolta da população, seja em erros, seja no que for.

E isto sem falar em resultados bem melhores. Afinal de contas ninguém decretou estado de Paraíso nestas ocasiões.

Neste episódio recente da morte da turista espanhola o que diriam se fossem militares da FFAA que cometessem o erro que o oficial da polícia cometeu.

Outro fato é sobre o comentário do Ministro sobre a situação na Rocinha estar estabilizada. Ora, do ponto de vista do apoio suplementar das FFAA estava mesmo, o demais é a rotina infeliz da segurança no Rio de Janeiro e em todo o Brasil. A palavra estabilização não foi usada no contexto do ideal mas no contexto da condição extrema para a qual foi solicitado auxílio federal pontual.

A situação da segurança no Rio de Janeiro  em outras cidades brasileiras é similar a de guerrilhas. O poder público estadual não dá contas, e não é por falta de investimento em segurança embora seja uma agravante.

Outra coisa é que o tipo de cooperação das FFAA é decisão do governo estadual em boa parte e também da não intervenção federal por questões política e partidárias.

Vejo jornalistas afirmarem que a segurança no Rio precisa é de investimento. Esquecem-se que já houve muito investimento em épocas passadas e de nada adiantou, a corrupção e a falta de preparo não deixa melhorar em nada. Por outro lado, e poucos sabem disto, a maior contribuição das FFAA vem sendo na área de inteligência e muito do que se tem realizado, nos últimos meses, é devido a isto. O tal do "enxuga gelo" que eles falam é que resulta nas prisões e apreensões dias depois.

O único ponto em que concordo com tais comentários e que é a reivindicação de toda a população é pela busca de efeito duradouro para a tranquilidade do cidadão carioca.

Penso que já passou da hora de se fazer um cerco total no Estado do Rio de Janeiro com as forças estaduais e federais, por um longo período, e estabelecer a ordem pra valer. Cercar as vias de acesso às comunidades, inclusive área de matas, e não deixar bandidos escaparem.

Certamente isto vai causar danos à população mas o dano cotidiano que já temos é bem pior.

Ao alcançar a estabilização o poder público deve agir em prol das melhorias sociais e educacional, reeducação de detentos e outras medidas essenciais. Isto deverá ser feito de forma séria e criativa com forte valorização da família tradicional e dos valores cívicos e religiosos.

Precisamos também mobilizar a sociedade pelo endurecimento das leis e sua aplicação contundente. Aumento do tempo das penas e cumprimento sem progressão de regime para crimes violentos e/ou hediondos, inclusive para menores.

Não demos ouvidos à esquerda que em tudo visa destruir a sociedade para desorganizá-la e tomar o poder.

Nem ao discurso incessante da mídia de que - "Mais um assalto não sei aonde mesmo com a intervenção federal" que bobagem! Seria o mesmo que se dizer nos EEUU - "Mais um tiroteio em uma escola apesar de existr o FBI e a SWAT" ou "Mais um atentado na França apesar da Gendarmerie Nationale.

Daqui mais uns dias eles vão estar reportando - "Mais um bêbado urina na calçada mesmo com a intervenção federal".

Vivemos em um mundo complicado e nunca nada será perfeito em país algum.


Problemas Em Outras Participações das FFAA

Problemas Em Outras Participações das FFAA. Ouvi jornalistas, profissionais de segurança e outros relatando problemas ocorridos em out...